Root – Conceito, Vantagens, Desvantagens!

Se você tem um smartphone android com certeza já ouviu falar sobre root, e talvez não soube o que era, ou ficou em duvida se você deve fazer. Neste postagem, iremos explicar quais as vantagens de fazer root; as desvantagens e no fim você conseguira tirar sua própria conclusão do assunto.
O que é ROOT?

Fazer o root no seu aparelho significa se tornar um superusuário, ou administrador do sistema. Isso implica ter acesso a partes do Android que antes ficavam inacessíveis para um usuário comum. Sim, a grande vantagem é ganhar controle total do seu celular e do seu sistema operacional.

Assim, é possível fazer alterações no sistema operacional que antes eram impensáveis, como modificar o clock do processador, apagar aplicativos que antes eram fixos no sistema; como os bloatwares embutidos no sistema pela fabricante ou pela operadora. Dá até mesmo para ganhar um pouco mais de bateria por ser possível remover processos desnecessários; alterando o desempenho de componentes.

O processo de root também abre espaço para a instalação de diferentes ROMs no celular. Se a fabricante do seu aparelho parou de atualizar o smartphone no Android 6.0.1; a comunidade de usuários pode se juntar para fazer o trabalho que a empresa não quis fazer e adaptar a versão mais recente do Android para o seu aparelho extraoficialmente.
Vantagens

Fazer root tem lá as suas vantagens. Por exemplo, é possível até excluir aqueles aplicativos que já vêm instalados e não dá para deletar (bloatwares), ou mesmo ter acesso a certas funções de alguns apps, que só aparecem depois que você faz root.

Outros benefícios são a customização do sistema operacional com a instalação de ROMs, ou ainda fazer overclock do processador; ou seja, modificar o hardware para melhorar o desempenho do aparelho.

Muitos usuários optam ainda pelo root, para obter aplicativos que não são permitidos com o aparelho “bloqueado”, como os usados para burlar jogos, dando vidas ou dinheiro infinito, por exemplo.

Desvantagens

Há diversas maneiras de se fazer root em um celular Android, e aí pode morar o perigo. Inclusive, em alguns aparelhos, pode não ser tão fácil assim encontrar a opção, justamente para proteger o usuário de remover essa “proteção” do sistema sem querer. No geral, é preciso usar um programa para fazer root.

Mas é preciso lembrar que também há desvantagens no root. E a principal delas é a possibilidade de acontecer algum problema durante o root, deixando o celular totalmente inutilizável.

E mesmo se o root for realizado com sucesso, você pode ter prejuízos baixando aplicativos não seguros, e que deixem o celular com vírus e malwares. Também é bom ressaltar que, ao fazer root, o smartphone perde a garantia de fábrica.

Como fazer Root?

Em nosso site temos um tutorial disponível, que serve para a maioria dos dispositivos android, o mesmo ensina como fazer root no seu aparelho android, para ter acesso ao material basta clicar aqui!

Como fazer root no Xperia Z3 Plus – Android 7.1.1

Eai gostou desta explicação rápida? Tem alguma dúvida? Deixe ai nos comentários que iremos tentar soluciona-la!